terça-feira, 29 de setembro de 2009

O meu nome é Ângelo, sou um jovem português de 25 anos e que apesar da tenra idade que conservo, foi a suficiente para, porventura, experimentar a maior mudança na minha forma de pensar e de encarar a vida do quotidiano.
Se me permites, gostaria de agora em diante tratar-te por tu, pois independentemente da tua idade, penso que é usando a segunda pessoa do singular que se consegue chegar ao fundo do coração de cada um. É certo que o distanciamento causado pelo emprego de um "você" não ajuda em nada neste tipo de contexto.
A razão que me levou a pensar escrever um blog (nunca o tinha feito antes) resulta da necessidade de partilhar a minha experiência com pessoas que ainda estejam apegadas ao mesmo distúrbio psicológico de que eu sofria.
O título do blog remete-te para um assunto que infelizmente convive diariamente com milhões de seres humanos: medo, fobias e ansiedade. Infelizmente, tais temas continuam a ser tabu na sociedade altamente capitalista em que vivemos. Considero que cada vez mais as pessoas tendem a viver a vida de uma forma formal, isto é, vivem para trabalhar e para além disso quando não o estão a fazer, continuam num estado de sonolência e não-presença. No fundo, acabam por nunca se conhecerem realmente; o vizinho porventura é mais interessante do que eles próprios! Aceitar os seus próprios defeitos é bem mais difícil do que criticar atitudes ou reacções de outrem. Para além disso, quem sofre de problemas do foro psicológico normalmente é rotulado e visto como alguém "inferior" para pessoas que elas sim são pequenas interiormente (embora não tenham tal consciência)!
Espero do fundo do coração que esta pequena viagem de transformação que aconteceu comigo e que eu falarei em próximos tópicos te ajudem a ultrapassar os teus problemas, estejam eles relacionados com o medo de morrer, medo de espaços fechados, fobia e pânico em andar de avião, medo de estar em sítios isolados, fobia de elevadores, etc. No fundo provém tudo da mesma fonte, ou seja, embora a água do teu riacho corra unicamente encosta abaixo, no final essa água encontrar-se-á sempre no mesmo sítio; por mais riachos que haja, todos eles encontrar-se-ão para formar o rio!
Não hesites em deixar um comentário sempre que achares pertinente. Aqui ninguém julga ninguém; é com base na partilha de amor, sinceridade e compaixão por todos os seres vivos sem excepção que todos evoluímos e progredimos no difícil e tortuoso mar que é o pleno conhecimento do Ser.

6 comentários:

  1. Ângelo fico muito feliz por sentir que o caminho que temos percorrido juntos, estes meses, fez despertar a sabedoria que existe em si e que agora a possa partilhar e ajudar os outros.

    Um abraço,

    Daniela Cosme

    ResponderEliminar
  2. Espero poder ajudar algumas pessoas a recuperarem o amor por elas próprias e a retomarem as suas vidas, mas agora de uma forma diferente! Só falta mesmo é utilizadores no blog!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, li o teu blog, também conheço a Daniela que me tem ajudado a ultrapassar alguns percalços que tenho na minha vida e por isso estarei sempre grato. Acho que começo por elogiar a tua escrita, não é normal hoje em dia encontrar alguém cujas palavras me parecem tão genuinas e cativantes que não consigo parar de ler. Talvez queira passar uma outra ideia, não acho que existam pessoas sem problemas, todos os temos, e admiti-los para mim não é sinal de fraqueza mas de grande coragem. Para mim quem procura ajuda e quem não tem medo de expor as suas fraquezas são as pessoas mais corajosas, e tu sem dúvida és extremamente corajoso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá :;:;:! Gostaria de te agradecer pelo facto de teres lido os meus posts e espero que continues a acompanhar o blog. Quero também dizer-te que fico extremamente satisfeito por saber que te identificas com a minha linguagem! Tento ser o mais simples e concreto possível.
    Concordo com tudo o que disseste. Expor as nossas fraquezas pessoais implica elevar a nossa consciência, e consequentemente, a transformação ocorrerá. O tempo deve ser claramente encarado como um amigo. Não se trata de chegar à meta num tempo definido, mas sim de lá chegar. Essa é a beleza suprema.

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Tiveste uma atitude corajosa em demonstrar publicamente os teus medos. Seguramente que és agora um individuo mais confiante e mais esclarecido.

    Abraço

    Ass: António Marreiros

    ResponderEliminar
  6. Olá António. Obrigado pelo teu comentário. O facto de expor na internet um tema delicado como este, não se prende com querer ficar mais confiante ou esclarecido. Até porque se não tivesse esclarecido, não estaria a ser sincero e verdadeiro sempre que escrevo.
    Trata-se apenas da forma mais global de comunicar com as pessoas e especialmente para com aquelas que sofrem de qualquer tipo de fobia, medo, carência, dependência, etc.
    É da partilha que surge o esclarecimento, a consciência e a superação.

    Grande abraço

    ResponderEliminar