sábado, 28 de novembro de 2009

Numa das sessões, a Daniela sugeriu-me uma técnica que contribuiu de forma muito clara para a tomada de consciência da minha ignorância. Chamo-lhe ignorância porque quando experimentamos algo de forma não-consciente, isto é, ligando a realidade com os nossos condicionalismos, dependências e apego, não se trata de uma versão fidedigna do que realmente as coisas são. Trata-se apenas de uma distorção, e em que a mudança está sempre disponível aqui e agora, e, portanto, daí o uso do termo ignorância.
Escrever num pequeno bloco de notas tudo o que estiver a sentir e o que me passar pela cabeça assim que estivesse a atravessar a ponte. Este foi o desafio. Segue-se a minha primeira anotação e em que não consegui resistir, começando a escrever assim que me sentei na estação de Entrecampos:

28/04/2009; 20h44

Tomei liberdade de começar a escrever... Vinha a chegar à estação e o bocejar apareceu. Típico e não sei porquê. Vinha a imaginar uma composição na minha cabeça, a imaginar o que iria sentir... O comboio com menos gente dá-me mais calma, não sei porquê! A ideia do comboio parar a meio da ponte veio, assim que ele abrandou um pouco. A cabeça com a pressão normal do dia-a-dia, a habitual.... a pressão! O comboio mais cheio deixa-me mais desconfortável, mas felizmente hoje não é dia. Já senti uma ligeira pressão no peito mas passou com a escrita. Respiro fundo para tentar aliviar ou prevenir a ansiedade... Já passei a última paragem e a ponte aproxima-se. Estando isto presente em mim,este pensamento começo-me a sentir ansioso, a suar das mãos e dos pés, sinto o cintilar, pressão no peito... Muita pressão no peito ao ver as baias do início da ponte... ele abranda e piora... não penso na morte, apenas estou tenso... estou na ponte e a tentar esconder um indício de ansiedade da senhora ao lado; quando penso que passo na ponte fico com pressão no peito; penso no estômago.... aparentemente está a correr bem... e não tentei/pensei em controlar.... bem talvez no início da ponte. Estou suado dos pés!! Sinto agora uma enorme pressão nas pernas, ou melhor, estava muito tenso nas pernas e relaxei de seguida... já passou a ponte, mas agora o que se segue é a pressão na cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário